A FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA: DA EXIGÊNCIA E COMPLEXIDADE DA PROFISSÃO AO PROJETO DE FORMAÇÃO NA UniverCidade DE ÉVORA

Autores

  • Maria Assunção Folque PhD Education CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia Diretora do Mestrado em Educação Pré-escolar Diretora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e21201832-56

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Infantil, Isomorfismo Pedagógico, Comunidade de Aprendizagem

Resumo

A formação dos professores da Educação Infantil é um campo praxiológico potenciador da qualidade de vida das crianças, das suas famílias e comunidades, e de um desenvolvimento sustentável. Este texto apresenta o projeto de formação da Universidade de Évora (UE), sedimentado em um perfil de profissional que responda à complexidade da profissão nos nossos dias. Explicita os fundamentos teóricos e pedagógicos desta formação: 1) o isomorfismo pedagógico; 2) a inter-ação entre a Universidade e os contextos educativos; 3) o enriquecimento cultural sustentado nos contextos socioculturais da UniverCidade; e 4) a instituição de comunidades de aprendizagem colaborativa. Privilegiam-se a aprendizagem por projeto e escrita socializada enquanto instrumentos de construção e afirmação da profissão baseada em processos investigativos, que conferem cientificidade ao trabalho e promovem a qualidade das práticas profissionais.

Biografia do Autor

  • Maria Assunção Folque, PhD Education CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia Diretora do Mestrado em Educação Pré-escolar Diretora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora
    PhD Education
    CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia
    Diretora do Mestrado em Educação Pré-escolar
    Diretora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático