A AUTONOMIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ENTRE SILÊNCIOS E DESLOCAMENTOS

Autores

  • José Carlos dos Santos Debus UNIESC/DOM BOSCO

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e222018455-470

Palavras-chave:

Criança, Autonomia, Educação.

Resumo

Este texto analisa a pertinência e/ou a atualidade do conceito de autonomia para as configurações contemporâneas do espaço ensino-aprendizagem, e apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre o conceito de autonomia a partir de um estudo entre crianças. Apresenta uma compreensão do conceito de autonomia do estudante nas práticas de ensino a partir da análise de alguns estudos, em particular de Martin-Barbero (2014), Vygotsky (2007), Freire (2006), Rousseau (1992) e Nietzsche (2008), e também destaca alguns aspectos da primeira parte da pesquisa, que analisa a produção acadêmica brasileira e levanta a hipótese de um possivel esvaziamento e/ou deslocamento do conceito de autonomia no ambiente escolar. O resultado apresentado aponta para a escola como apropriadora de um sentido de autonomia que, muitas vezes, o reduz a significações menores e insuficientes.

Biografia do Autor

  • José Carlos dos Santos Debus, UNIESC/DOM BOSCO
    José Carlos Dos Santos Debus, graduação em História (UFSC/1994), mestrado em Ciências da Linguagem (UNISUL/2011) e doutorado em Educação (UFSC/2018). Professor colaborador na UNIESC/DOM BOSCO.

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua