FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E (RE)EDUCAÇÃO DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma experiência no município de Curitiba

Autores

  • Flávia Carolina da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Lucimar Rosa Dias Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018311-332

Palavras-chave:

Formação de Professores, Políticas Educacionais, Educação Infantil, Educação das Relações Étnico-raciais, Formação Continuada

Resumo

Este trabalho investigou a formação continuada de professores da Educação Infantil (EI) e a educação de relações étnico-raciais (ERER) na Secretaria Municipal Educação de Curitiba (SME). Analisou o ano de 2015 para averiguar quais as percepções e os desdobramentos dos cursos de formação continuada em torno da ERER na SME na prática das professoras de Educação Infantil. Para tanto foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas técnicas da SME; foi enviado questionário para duas professoras para ter as impressões de duas importantes atividades de formação continuada na SME, em uma tentativa de analisar o banco de dados de formações continuadas, mas foi impossível analisar, pois os dados de 2015 não estavam computados. Ainda que os resultados da pesquisa tenham sido positivos, é importante ressaltar que a ERER, na formação continuada de professores da EI na SME é pontual, pois as análises indicam que a ERER chegou à EI, não por meio de uma política instituída e comprometida com a educação positiva das relações étnico-raciais, mas devido a um comprometimento pessoal e acadêmico de uma técnica pesquisadora de relações étnico-raciais e infância que, ao chegar à SME, levou o tema consigo. Foi constatada negligência do governo municipal no cumprimento da legislação que determina a obrigatoriedade da História e Cultura afro-brasileira e africana. Os resultados das análises indicaram que a temática étnico-racial chegou na formação continuada de professores da EI, não por meio de uma política instituída e comprometida com a educação das relações étnico-raciais, mas de maneira isolada.

Biografia do Autor

  • Flávia Carolina da Silva, Universidade Federal do Paraná
    Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná e doutoranda pela mesma universidade.
  • Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Paraná
    Coordenadora do NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/UFPRVice-Coordenadora do Curso de Pedagogia - PresencialProfessora do Programa de Pós-Graduação - PPGE/ UFPR 
    Departamento de Planejamento e Administração - DEPLAE/Setor Educação

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua