Escolas étnicas no Brasil e a formação do estado nacional: a nacionalização compulsória das escolas dos imigrantes (1937-1945)

Autores

  • Lúcio Kreutz

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v3e5201071-84

Palavras-chave:

Escolas étnicas no Brasil, Formação do estado nacional, Nacionalização compulsória Escolas dos imigrantes (1937-1945)

Resumo

O texto Escolas étnicas no Brasil e a formação do estado nacional: A nacionalização compulsória das escolas dos imigrantes (1937-1945), trata do processo de nacionalização do ensino no Brasil, com ênfase na nacionalização compulsória sob o paradigma da uniformização cultural, entre 1937-1945, em momento histórico de forte acento nacionalista, salientando as consequências desse processo para a cidadania dos imigrantes. A análise foi realizada na perspectiva da história cultural, entendendo-se etnia como um dos elementos constituintes do processo histórico. Como resultado de pesquisa é possível afirmar que a escola, chamada a ter um papel central na configuração de uma identidade nacional, tomou-se um fator de incentivo à exclusão de processos identitários étnicos, construindo uma representação das etnias que melhor correspondesse à edificação do projeto nacional.

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Publicado

2010-06-30

Edição

Seção

Artigos