SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E FRACTAIS: UMA CONEXÃO POSSÍVEL?
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v14e252020221-236Palavras-chave:
Sequências numéricas, Fractal Floco de Neve de Koch, Cálculo, Investigação matemática.Resumo
Este artigo é um fragmento de uma pesquisa de mestrado, de cunho qualitativo, que teve por objetivo investigar quais as contribuições do uso de representação de fractais, quando utilizada para introdução de sequências numéricas, podem ser obtidas com licenciandos em Matemática. O fragmento aqui apresentado constitui-se da análise de um projeto piloto, desenvolvido em uma oficina, com três professores universitários, a fim de vislumbrar erros e acertos antes de sua aplicação aos licenciandos. Foi aplicado um questionário inicial aos professores para identificar sua formação, concluindo-se que todos têm formação em Matemática, dois atuam no Cálculo e um na Educação Básica. A construção do fractal Floco de Neve de Koch, com atividades envolvendo sequências numéricas, áreas e perímetros, permitiu concluir que é possível utilizar tal construção para introduzir o assunto nas disciplinas de Cálculo, de forma incentivadora.
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