ACHADOUROS DE INFÂNCIAS: MARCAS DE RELAÇÕES ENTRE BEBÊS E ADULTOS NO ESPAÇO DA CRECHE

Autores

  • Luciane Pandini Simiano Programa de Pós Graduação em Educação- Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Maria Carmen Silveira Barbosa Programa de Pós Graduação em Educação- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
  • Carolina Gobbato Universidade do Estado do Rio Grande do Sul- UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016389-400

Palavras-chave:

Educação Infantil. Creche. Espaço. Relações. Bebês.

Resumo

O presente texto tem por foco problematizar o espaço da Educação Infantil a partir das marcas de relações entre bebês e adultos encontradas na creche. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de duas dissertações de mestrado em educação (PANDINI-SIMIANO, 2010; GOBBATO, 2011) que versam sobre a educação de bebês em espaços coletivos. O eixo de aproximação entre os estudos ocorre pela busca da compreensão sobre como os bebês ocupam, marcam e se relacionam com/no espaço da creche. Como resultado, ressalta-se a importância da materialidade do espaço enquanto elemento que educa, comunica, reflete ideias e mensagens. Observou-se, no diálogo entre as duas pesquisas, que a singularidade dos bebês e suas marcas ganham pouca visibilidade no contexto educativo, sendo, muitas vezes, secundarizadas. Enquanto expressão física, as brancuras e coloridos encontrados no espaço revelam con(tra)dições que contam sobre formas de ser bebê e viver a infância na creche.

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua