EVASÃO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: FATORES QUE INFLUENCIAM A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE DA REDE E-TEC/IFTO

Autores

  • Madson Teles de Souza Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • Ana Lúcia Petrocione Jardim Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e0201697-112

Palavras-chave:

Permanência, Educação a Distância, Políticas Públicas de Educação.

Resumo

Este estudo de caso teve por objeto um curso técnico oferecido na modalidade a distância pelo IFTO/Rede e-Tec Brasil, nos polos de educação a distância de Araguatins, Colinas do Tocantins, Palmas e Porto Nacional/To. O objetivo foi conhecer o perfil dos estudantes concluintes e os fatores que contribuíram para a permanência no curso. Foi aplicado um questionário que buscou identificar as características da população pesquisada, e também fatores que tenham contribuído para a permanência dos estudantes no curso. Os resultados obtidos demonstraram que o perfil do grupo pesquisado é em sua maioria do sexo feminino, tem entre vinte e seis e quarenta anos de idade, e a maioria denominou-se parda e com renda familiar de menos de um a dois salários mínimos. Os resultados apontaram que a metodologia das aulas, as avaliações em Educação a Distância (EaD), a atuação do polo, em seu conjunto, foram estatisticamente significativas para a decisão de permanência.

 

Biografia do Autor

  • Madson Teles de Souza, Instituto Federal do Tocantins - IFTO
    Graduado em Administração pela Sociedade Objetivo de Ensino Superior (SOES); Mestre em Administração (USC/PY); Especialista em Auditoria em serviços de saúde pela Universidade Castelo Branco
  • Ana Lúcia Petrocione Jardim, Instituto Federal do Tocantins - IFTO
    Graduada em Letras pelo Centro Universitário Paulistano - SP; Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UFT); Especialista em Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
  • Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, Universidade Federal do Tocantins - UFT
    Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (Ulbra-TO), e em Pedagogia (UnB); Mestre em Educação (UnB); e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA). Orientador do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UFT)

Downloads

Publicado

2016-11-24