O PAPEL DO CONCURSO PÚBLICO NA DEMOCRATIZAÇÃO DO INGRESSO DE MULHERES AFRODESCENDENTES NO MAGISTÉRIO PÚBLICO EM SANTA CATARINA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016444-463Palavras-chave:
Professoras afrodescendentes. Concurso público. Ingresso no magisterio. Afrodescendência.Resumo
Pretende-se neste artigo, apresentar e analisar, aspectos que articulam o concurso, enquanto processo seletivo de classificação de professores ao ingresso no magistério público em Santa Catarina, na segunda metade do século XX. O período foi definido tendo por base a expansão do ensino que, neste Estado, ganha força em meados do século XX. Para compor as fontes busca, na memória de professoras afrodescendentes que ingressaram no magistério público catarinense na década de 1960, relatos que ajudem a recompor este processo e a descortinar contribuições do concurso como mecanismo de democratização, ainda que o cenário político se encaminhe para uma forte repressão. Na documentação do Estado e nos discursos de movimentos sociais são anunciados o ingresso por concurso como meio democrático de seleção para acessibilidade aos cargos públicos.
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