O PAPEL DO CONCURSO PÚBLICO NA DEMOCRATIZAÇÃO DO INGRESSO DE MULHERES AFRODESCENDENTES NO MAGISTÉRIO PÚBLICO EM SANTA CATARINA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Autores

  • Maria Aparecida Clemêncio Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Vera Lucia Gaspar da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016444-463

Palavras-chave:

Professoras afrodescendentes. Concurso público. Ingresso no magisterio. Afrodescendência.

Resumo

Pretende-se neste artigo, apresentar e analisar, aspectos que articulam o concurso, enquanto processo seletivo de classificação de professores ao ingresso no magistério público em Santa Catarina, na segunda metade do século XX. O período foi definido tendo por base a expansão do ensino que, neste Estado, ganha força em meados do século XX. Para compor as fontes busca, na memória de professoras afrodescendentes que ingressaram no magistério público catarinense na década de 1960, relatos que ajudem a recompor este processo e a descortinar contribuições do concurso como mecanismo de democratização, ainda que o cenário político se encaminhe para uma forte repressão. Na documentação do Estado e nos discursos de movimentos sociais são anunciados o ingresso por concurso como meio democrático de seleção para acessibilidade aos cargos públicos. 

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Clemêncio, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Avenida Madre Benvenuta, 2007. Itacorubi, Florianópolis, SC. 088035- 901. Fone (48) 99595433. Email: [email protected]. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares, certificado pelo CNPq.

     

  • Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Doutora, Professora Associada do quadro Permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Avenida Madre Benvenuta, 2007. Itacorubi, Florianópolis, SC. 088035- 001. Fone (48) 9998 0148. Email: [email protected]. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares, certificado pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua