O LIVRO DIDÁTICO E A DITADURA MILITAR NO BRASIL

Autores

  • Renata Duarte Simões Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vinícius da Silva Ramos Programa de Pós-Graduação em História Social - UERJ.
  • Diego da Silva Ramos Programa de Pós-Graduação em História Social - UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e212018251-266

Palavras-chave:

Ensino de História, Livro Didático, Ditadura

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as diferentes formas de tratamento, discussão e exibição do golpe civil-militar de 1964 no Brasil, assim como seu posterior desdobramento em 21 anos de uma ditadura que reprimiu e violentou a democracia, em diferentes livros didáticos, em uma tentativa de enxergar aproximações e distinções de acordo com cada autor e época discutida. A pesquisa busca demonstrar os usos e desusos do livro didático na sociedade, entendendo-o como importante estratégia de propagação de discursos ideológicos e regimes políticos. Como fonte primária, recorreu à análise de quatro livros didáticos encontrados no depósito de uma escola de Magé/RJ, publicados entre as décadas de 1970 e 2001 e que trazem, em seu conteúdo, debates sobre o período da ditadura militar no país. Concluiu que a ditadura militar usou os livros didáticos como meio de propaganda do regime, assim como deixou profundas marcas na didática do Ensino Básico brasileiro que, de diferentes formas, vão sendo superadas em nosso país.

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Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua