PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR (PAAE): INTERFACES PEDAGÓGICAS ENTRE AVALIAÇÃO E CURRÍCULO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alex de Oliveira Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Suzana dos Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016167-186

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, PAAE, Currículo de História, Ensino Médio.

Resumo

Este texto visa a contribuir com o debate na área de políticas públicas de avaliação, com dados analisados sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) e suas interfaces com o Currículo Básico Comum (CBC) da disciplina de História na Rede Pública Estadual de Educação de Minas Gerais. Buscou-se analisar as concepções de avaliação e de ensino-aprendizagem que norteiam o programa, e que estão presentes no CBC. Para tanto, elegeu-se como referencial teórico os autores do campo da avaliação e do currículo. Constatou-se uma convergência entre as concepções de ensino de História presentes na proposta curricular para o Ensino Médio e os itens de teste utilizados pelo programa, assim como a necessidade de pesquisas no interior das escolas, como forma de preencher as lacunas existentes nos debates no campo da avaliação educacional e do currículo.

 

Biografia do Autor

Alex de Oliveira Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - FaE/UFMG. Professor da Rede Municipal de Educação de Contagem. 

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - FaE/UFMG na Linha de Pesquisa Docência: processos constitutivos, condicionantes estruturais, sujeitos socioculturais, experiências e práticas.  

Downloads

Publicado

2016-08-12