OS CONTOS DE FADAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS DE IDADE

Autores

  • Eliane Santana Dias Debus UFSC
  • Vanessa Galdino Prefeitura Municipal de Tubarão

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e02016196-215

Palavras-chave:

Educação Infantil, Letramento, Contos de Fadas.

Resumo

O presente artigo apresenta a pesquisa que teve por objetivo investigar o trabalho com a linguagem escrita e a apropriação da cultura letrada na Educação Infantil a partir dos Contos de Fadas. Para alcançá-lo, realizou-se um trabalho de intervenção com crianças de 3 e 4 anos de um Centro de Educação Infantil da rede pública do município de Tubarão (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: registro escrito (diário de campo) e fotográfico. Para a análise dos dados, recorreu-se ao referencial teórico dos estudiosos Baptista (2012; 2010), Machado (2002), Mello (2010) e Soares (2003), entre outros, e enfatizou-se a leitura e a escrita como produção cultural desde a Educação Infantil, focalizando a Literatura Infantil. Constatou-se que os contos de fadas possibilitam práticas de letramento que ampliam o repertório literário da criança pequena.

 

 

Biografia do Autor

  • Eliane Santana Dias Debus, UFSC
    Departamento de Metodologia de Ensino (UFSC)
  • Vanessa Galdino, Prefeitura Municipal de Tubarão
    Graduanda em Pedagogia (Unisul), Especialista em Educação Infaltil (NDI/UFSC), professora da Rede Municipal de Tubarão.

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Publicado

2016-11-24