NARRATIVAS DOS PIBIDIANOS DE HISTÓRIA: PROCESSOS DE EMPODERAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Mariseti Cristina Soares Lunckes Universidade Federal do Tocantins
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins
  • Jéssica Alves de Sales Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016477-493

Palavras-chave:

Pibid. Formação de professores. Ensino de História.

Resumo

Esta pesquisa-ação investigou as relações da Educação Básica com o Ensino Superior, no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) de História, em uma universidade federal do norte do Brasil. Buscou compreender os significados do Pibid nos processos de empoderamento e de aprimoramento da formação do licenciando (bolsista), do professor e de seus alunos da escola-campo. Os resultados evidenciaram que um dos mecanismos para o empoderamento dos sujeitos foi a criação de espaços para que todos esses atores pudessem se expressar com autoridade de fala. Os saberes do professor da escola-campo e do bolsista foram articulados na atuação do Pibid, almejando a produção de novos capitais cultural e pedagógico, aprimorados pela prática de quem já tem experiência em lidar com os desafios do contexto escolar e pela teoria de quem está em processo de formação, com vistas à inserção na docência.

Biografia do Autor

  • Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins
    Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua