A GRAVITAÇÃO DA ÉTICA DO CUIDADO NA MEDIAÇÃO: INTERVENÇÃO SOCIAL E ESCOLAR NAS ESCOLAS

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco -IPCB (Portugal)
  • SUSANA BARTOLO MARTINS Instituto Politécnico de Castelo Branco -IPCB (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e182016371-388

Palavras-chave:

Mediação escolar e social. Ética do cuidado. Intervenção escolar. Convivência escolar. Valores.

Resumo

Na resolução de conflitos, no incumprimento de normas e nas situações de indisciplina escolar, exigem-se mediadores e programas de mediação. Na implementação destes programas é essencial formar mediadores para intervirem em contexto socioeducativo com alunos, professores e família, sendo exigido a esses profissionais uma ética profissional mediadora. A necessidade de educar os alunos para integrarem as equipes de mediação implica a promoção de valores de convivência e uma ética do cuidado com os outros. A ética do cuidado e do encontro permite mais possibilidades de convívio e novas formas de existência humana. Procuramos interpretar os pontos de vista de alguns autores sobre a mediação (modelos e programas), destacando a educação para a tolerância, solidariedade, responsabilidade e cidadania, que são exigências da escola no âmbito da educação para os valores. A mediação contribui para resolver conflitos, melhorar a comunicação, as relações e a convivência.

Biografia do Autor

  • Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco -IPCB (Portugal)
    Doutor em Ciências da educação (àrea Teoria e H.ª da Educação & Filosofia da Educação), docente do ensino supeiror desde 1988, pertencente à UTC - Ciências Sociais e Humanas do IPCB/ESECB, coordeandor de Mestrados e licenciaturas, membro investigador do CeiED da Univ. lusófona de Lisboa, membro de associações e sociedades de ciências da educação e de comissões científicas de revistas internacionais.
  • SUSANA BARTOLO MARTINS, Instituto Politécnico de Castelo Branco -IPCB (Portugal)
    Mestre em Intervenção Social Escolar e licenciada em Serviço Social, bolseira da FCG e doutoranda da Universidade Lusófona de Lisboa.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua