O PROFISSIONAL DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COM A PALAVRA PAIS E PROFESSORES

Autores

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro.
  • Geovana de Paula Bernardim Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro.

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e15201580-97

Palavras-chave:

Educação Infantil, Profissionais, Gênero Masculino

Resumo

Parte-se da consideração de que a atuação com as crianças pequenas veio configurando-se como uma profissão relegada à mulher, assentando-se em argumentos que a apresentam como a pessoa mais competente para exercer tal função, estando em segundo plano o entendimento de que é a formação que capacita o profissional para atuar na Educação Infantil. Para discutir tais questões, partiu-se de um estudo teórico, sendo posteriormente aplicados questionários a pais e professores de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Com a análise das respostas foi possível identificar, por um lado, o reconhecimento da competência, tanto de profissionais do gênero masculino quanto feminino, no trabalho com as crianças na Educação Infantil. Contudo, por outro lado, ainda perdura um estranhamento quanto à possibilidade dos homens assumirem tal tarefa.

Biografia do Autor

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro.
    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo- USP (2009). Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, em Guarapuava, Paraná/Brasil.
  • Geovana de Paula Bernardim, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro.
    Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro.

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Publicado

2015-06-30