LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR: ATUAÇÃO DOCENTE E PARTICIPAÇÃO DOS PEQUENOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Heloísa Andreia de Matos Lins Faculdade de Educação da Unicamp
  • Carla Fernanda Brito Bispo Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP.

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e152015171-190

Palavras-chave:

Literatura infantil, Formação do leitor, Apropriação da escrita, Infância, Formação docente.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos e discutimos alguns dos resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as práticas de escolarização da literatura infantil com trinta crianças entre 6 e 7 anos, a partir da atuação de uma professora da educação básica da rede pública estadual da região de Campinas/SP, considerada por seus pares como bem sucedida nessa área. Da mesma forma, discute-se os impactos dessas práticas nos processos de ensino-aprendizagem da linguagem escrita e formação do leitor literário nesse âmbito, tendo-se como panorama a articulação entre Educação Infantil e o Ensino Fundamental, na perspectiva dos estudos da Pedagogia da Infância.

 

Biografia do Autor

  • Heloísa Andreia de Matos Lins, Faculdade de Educação da Unicamp
    Professora Doutora do Departamento de Psicologia Educacional da FE/UNICAMP e membro do grupo de pesquisa ALLE - Alfabetização, Leitura e Escrita - onde coordena o Grupo de Estudos Surdos e Novas Tecnologias (GESTEC), na mesma instituição. 
  • Carla Fernanda Brito Bispo, Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP.
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente atua na educação infantil da Prefeitura Municipal de Campinas. Tem interesse pelas seguintes áreas: letramento, alfabetização e literatura infantil.

Downloads

Publicado

2015-06-30