A POLITIZAÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE A INFÂNCIA EM CENÁRIOS DE PEDOFILIZAÇÃO SOBRE O CORPO

Autores

  • Patrícia de Moraes Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ivana Martins Rosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v9e152015153-170

Palavras-chave:

Infância, Corpo, Pedofilização, Politização, Violências.

Resumo

O texto tem por objetivo discutir sobre a pedofilização e as práticas sociais que incidem sobre o corpo na infância a partir de uma pesquisa etnográfica, iniciada em 2014, com crianças moradoras de uma comunidade na região da grande Florianópolis. Em tempos tão alertas à defesa, garantia e promoção dos direitos das crianças, vive-se uma paradoxal imagem que incide sobre a violação dos seus direitos, em especial, a rede de consumo e a marca intergeracional caracterizada pela pedofilização da infância na contemporaneidade. A pesquisa etnográfica nesta comunidade possibilita compreender como as crianças incorporam essa linguagem social das violências em seus cotidianos e como assimilam como próprio e natural um corpo adultizado, erotizado e consumido. 

Biografia do Autor

  • Patrícia de Moraes Lima, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Área Educação Infantil no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina , Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências-NUVIC/UFSC
  • Ivana Martins Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina
    Aluna do Programa de Pós-Gradiação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Rede Municipal de Educação de Florianópolis.

Downloads

Publicado

2015-06-30