Inclusão escolar e formação continuada de professores: relações e contrapontos

Autores

  • Simone Giardi Andrade

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v1e1200886-100

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Formação continuada de professores, Prática pedagógica

Resumo

A partir de resultados da pesquisa de doutorado da autora, de compreensões sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais e a formação continuada de professores, o artigo problematiza e aponta algumas relações entre esses dois conjuntos de processos envolvidos na oferta da educação que pretende ter como referência todos os alunos. A perspectiva de análise valoriza o aspecto associado à inovação: na ação criadora dos profissionais em processos formativos; na pluralidade temática que constitui a complexidade dos fenômenos ligados à mudança da prática pedagógica e às políticas públicas para a educação inclusiva. Identifica especificidades a serem consideradas na oferta da formação continuada que objetiva tornar-se um espaço de sistematização das próprias reflexões e de ativação da criação de oportunidades para ampliar o próprio trabalho.

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Publicado

2008-06-30

Edição

Seção

Artigos