FORMAÇÃO, TÉCNICA, CORPO: CONTRIBUIÇÕES DE HERBERT MARCUSE

Autores

  • Danielle Torri UFSC
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade do Sul de Santa Catarina, UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e142014302-317

Palavras-chave:

Formação, Corpo, Dessublimação Repressiva, Marcuse, Herbert.

Resumo

O texto apresenta resultados de uma investigação teórica que se debruça sobre a possibilidade de sobrevivência do ideal formativo na sociedade tecnológica, segundo as contribuições de Herbert Marcuse, tendo como eixo o lugar do corpo na sociedade contemporânea. Segundo ele, a excessiva importância deferida à técnica enfraquece a formação subjetiva. A ênfase nos meios que faz esquecer os fins não levaria ao entendimento, ao conhecimento e à emancipação, mas eclipsaria esse processo. Marcuse aponta a presença da técnica como domínio sobre os sujeitos e corpos, modo de substituição da formação e da política por meio da dessublimação repressiva.

 

Biografia do Autor

  • Danielle Torri, UFSC
    Mestre em Educação pela UFSC; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq); Bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa CNPq.
  • Alexandre Fernandez Vaz, Universidade do Sul de Santa Catarina, UFSC
    Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Leibniz Universität Hannover, Alemanha), Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas/UFSC, Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq). Pesquisador CNPq

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Dossiê Temático