EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL E A EMERGÊNCIA DA LEI 10.639/03

Autores

  • Cristiane da Silveira Professora na Faculdade de História na Universidade do Estado do Amazonas – Centro de Estudos Superiores de Tefé (UEA- CEST).
  • Luciano Everton Costa Teles Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas – CEST.

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e132014276-286

Palavras-chave:

Educação, Diversidade Étnico-racial, Lei 10.639/03.

Resumo

Sabe-se que no Brasil existe uma diversidade cultural significativa. A educação brasileira ultimamente vem incorporando em seus espaços a diversidade existente em seu território, considerando as diferentes regiões e questões relacionadas à etnia, classe, gênero e outros. O presente artigo visa discutir, de forma articulada, o movimento que fez emergir as políticas de ações afirmativas, e no seu interior, como um dos aspectos fundamentais desta política, a lei 10.639/03.

 


Biografia do Autor

  • Cristiane da Silveira, Professora na Faculdade de História na Universidade do Estado do Amazonas – Centro de Estudos Superiores de Tefé (UEA- CEST).

    Doutora, professora na Faculdade de História na Universidade do Estado do Amazonas – Centro de Estudos Superiores de Tefé (UEA- CEST).

  • Luciano Everton Costa Teles, Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas – CEST.
    Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2014-07-16

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua