ENTRE MÉTODOS E CARTILHAS
A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NAS PÁGINAS DA REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO (2015-2022)
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023186-200Palavras-chave:
alfabetização, história da alfabetização, revista brasileira de alfabetização, estado da arte, métodos de alfabetizaçãoResumo
Em diferentes momentos do contexto histórico da alfabetização no Brasil, defensores de metodologias consideradas inovadoras, objetivaram a homogeneização do processo, visando a superação do tradicional. Várias práticas, métodos, cartilhas, programas e ações foram amplamente difundidas, as quais atualmente constituem temas de pesquisas à História da Educação. Nesse sentido, temos como objetivo apresentar o estado da arte dos artigos científicos referentes à História da Alfabetização, publicados na Revista Brasileira de Alfabetização, entre 2015 a 2022. A investigação está alicerçada na pesquisa do estado do conhecimento, sendo que a fonte constituiu-se nas publicações do referido periódico, com análises embasadas no materialismo histórico-dialético. Foi possível constatarmos a presença de 39 pesquisas na área, com maior ênfase na abordagem das cartilhas e dos métodos de alfabetização, temas dos quais foram dedicados dois dossiês da Revista.
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