PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM CRIANÇAS KAINGANG
REPENSANDO AS PRÁTICAS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023244-264Palavras-chave:
Alfabetização; Letramento; Indígenas Kaingang; Métodos de alfabetização; Escola diferenciada e bilíngue.Resumo
Neste texto, por meio de pesquisa bibliográfica e empírica abordamos os processos de alfabetização e de letramento em uma comunidade indígena Kaingang no Vale do Ivaí, com o objetivo de analisar os métodos usados com as crianças indígenas no início da aquisição da língua escrita, seja em kaingang ou em língua portuguesa. Os resultados evidenciam que os processos de alfabetização e letramento não foram desenvolvidos em proximidade aos conteúdos e formas próprias de aprendizagem Kaingang. As práticas pedagógicas adotam os métodos tradicionais, prevalecendo o método sintético que resulta em leitura mecânica de decodificação, com pouquíssimas possibilidades de uso social mais abrangente da linguagem escrita, o que implica em propor metodologias que possam fortalecer o direito de uma escola específica, bilíngue e diferenciada.
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