ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS IMIGRANTES:

DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023223-243

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento, Imigrantes, Prática Docente, Desafios, Educação

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa de conclusão de curso na Licenciatura em Pedagogia que teve por objetivo compreender as estratégias utilizadas pelos docentes para alfabetização e letramento de crianças imigrantes no município de Videira, SC. A pesquisa foi construída a partir das discussões apresentadas no relatório do Observatório das Migrações Internacionais, a Lei Municipal n° 4.063/22, a qual institui a política municipal para a população imigrante. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista com professoras e observação em suas respectivas turmas. Os resultados demonstram uma desarticulação das políticas educacionais, o que afeta a atuação das professoras, que muitas vezes não sabem o que fazer em sala de aula e por isso buscam meios alternativos para alfabetização das crianças imigrantes, além de evidenciar que a alfabetização desses estudantes se volta para um projeto que visa apenas à aquisição da língua portuguesa como meio para aprendizagem, silenciando seu idioma materno e sua cultura. 

Biografia do Autor

  • Daiane Capellari Alves , Rede Municipal de Educação de Videira

    DAIANE CAPELLARI ALVES. Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense, Campus Videira; Docente da Rede Municipal de Educação de Videira, SC; Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3882330373178752; Link Orcid:

    https://orcid.org/0009-0000-7569-5431.

  • Jane Suzete Valter , Instituto Federal Catarinense, Campus Videira

    JANE SUZETE VALTER. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina; Docente do Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, SC; Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8870315669255041; Link Orcid: https://orcid.org/0009-0005-9681-7561.

  • Kelly Aparecida Gomes , Instituto Federal Catarinense, Campus Videira

    KELLY APARECIDA GOMES. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina; Docente do Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, SC. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4461986559672590; Link Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2933-6638

     

     

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Publicado

2023-12-24