ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS IMIGRANTES:
DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023223-243Palavras-chave:
Alfabetização e Letramento, Imigrantes, Prática Docente, Desafios, EducaçãoResumo
O presente artigo é um recorte da pesquisa de conclusão de curso na Licenciatura em Pedagogia que teve por objetivo compreender as estratégias utilizadas pelos docentes para alfabetização e letramento de crianças imigrantes no município de Videira, SC. A pesquisa foi construída a partir das discussões apresentadas no relatório do Observatório das Migrações Internacionais, a Lei Municipal n° 4.063/22, a qual institui a política municipal para a população imigrante. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista com professoras e observação em suas respectivas turmas. Os resultados demonstram uma desarticulação das políticas educacionais, o que afeta a atuação das professoras, que muitas vezes não sabem o que fazer em sala de aula e por isso buscam meios alternativos para alfabetização das crianças imigrantes, além de evidenciar que a alfabetização desses estudantes se volta para um projeto que visa apenas à aquisição da língua portuguesa como meio para aprendizagem, silenciando seu idioma materno e sua cultura.
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