ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e3220237-27

Palavras-chave:

Educação, Letramento, Metodologias de Alfabetização

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de análise bibliográfica e documental, buscando, em referenciais, as perspectivas dos autores sobre a alfabetização e o letramento, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este artigo tem como objetivo a análise de conceitos de alfabetização e letramento presentes em obras de autores renomados na produção acadêmica acerca da alfabetização nacional e identificar em qual esfera metodológica cada autor se encontra, além de analisar documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), a fim de observar o que eles nomeiam como metodologia de alfabetização. No decorrer da análise, foi possível perceber que os mesmos não fazem referência a metodologias para se alfabetizar, apenas orientam, em alguns aspectos, a alfabetização. Foi possível perceber que os autores selecionados como fonte de pesquisa consideram metodologias distintas, porém sendo a maioria deles preferível ao método analítico.

Biografia do Autor

  • Lucas Men Benatti, Universidade Estadual de Maringá

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM); Professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (DTP/UEM);  Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias e Estudos Culturais - GPEMEC/UEM e do Grupo de Pesquisa Discursividades, Cultura, Mídia e Arte - GPDISCMÍDIA/UEM. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-1243-9734. 

  • Beatriz Perdigão Ganassin, Universidade Estadual de Maringá

    Pedagoga pela Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2024-01-25