ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e3220237-27Palavras-chave:
Educação, Letramento, Metodologias de AlfabetizaçãoResumo
Trata-se de uma pesquisa de análise bibliográfica e documental, buscando, em referenciais, as perspectivas dos autores sobre a alfabetização e o letramento, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este artigo tem como objetivo a análise de conceitos de alfabetização e letramento presentes em obras de autores renomados na produção acadêmica acerca da alfabetização nacional e identificar em qual esfera metodológica cada autor se encontra, além de analisar documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), a fim de observar o que eles nomeiam como metodologia de alfabetização. No decorrer da análise, foi possível perceber que os mesmos não fazem referência a metodologias para se alfabetizar, apenas orientam, em alguns aspectos, a alfabetização. Foi possível perceber que os autores selecionados como fonte de pesquisa consideram metodologias distintas, porém sendo a maioria deles preferível ao método analítico.
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