PRÁTICAS DE LEITURAS E DE LETRAMENTOS COMO CAMINHOS PARA UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SIGNIFICATIVO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e322023265-284Palavras-chave:
1. Alfabetização; 2. Letramento; 3. Língua materna; 4. Leitura; 5. Educação Infantil.Resumo
Este artigo objetiva trazer para discussão na temática alfabetização e letramento as práticas de leitura e a importância da mediação do professor em parceria com as famílias de crianças de 2 a 4 anos de idade. Este trabalho atrela-se às pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “Práticas de Letramentos e processos de ensino e aprendizado da língua materna”. O referencial teórico e metodológico trazido para a discussão se pauta nas teorias bakhtiniana, vygotskyana e freireana. Considerando a leitura como produção de sentidos e leituras e releituras de mundo busca-se evidenciar por meio de dados e suas análises a importância da prática de leitura nas escolas de Educação Infantil e início do processo de alfabetização.
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Publicado
2023-12-24
Edição
Seção
Dossiê Temático
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