A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E SEU POTENCIAL MOBILIZADOR DE CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial2023120-138

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em Problemas;, Pensamento Crítico;, Disposições e capacidades;

Resumo

Este trabalho tem como objetivo promover discussão no campo teórico acerca do método da Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL) discutindo suas bases teóricas, seu teor investigativo e seu potencial em mobilizar atitudes e promover capacidades de pensamento crítico (PC). Os princípios do PBL se relacionam com ideias de teóricos como Dewey, Bruner e Ausubel. Sendo um método que considera uma formação crítico-participativa que desenvolve o pensamento, a autonomia, a tomada de decisão e as interações sociais, favorecendo assim a mobilização de atitudes e promoção de capacidades de PC. Este último, visto como uma forma de pensar que é racional e reflexiva que favorece a solução de problemas. As discussões apresentam o Ensino PBL como um método capaz de promover capacidades de pensamento crítico por meio da mobilização e atitudes durante a execução dos passos do método. Sendo capaz de desenvolver o pensamento racional e reflexivo junto ao desenvolvimento do conhecimento científico.

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Publicado

2023-12-31