ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Thalitta de Carvalho Peres Universidade Estadual de Goiás
  • Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas PUC-Goiás

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e0201410-28

Palavras-chave:

Ensino Desenvolvimental, Educação Matemática, Formação de Conceitos, Didática.

Resumo

O conteúdo deste artigo decorre da pesquisa intitulada “Volume de Sólidos Geométricos - Um Experimento de Ensino baseado na Teoria de V. V. Davydov”. Busca responder ao problema da educação do ser humano contemporâneo, considerando a aprendizagem da matemática como um dos elementos importantes desta educação, mas que necessita de alternativas teórico-metodológicas para o seu ensino. O objetivo é apresentar a proposta de organização do ensino presente na teoria do ensino desenvolvimental formulada por Davydov como uma alternativa relevante para a educação matemática, sobretudo quando a escola tem por finalidade educativa o desenvolvimento mais amplo das capacidades dos alunos.

Biografia do Autor

  • Thalitta de Carvalho Peres, Universidade Estadual de Goiás
    Professora da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá. Possui mestrado em Educação pela PUC-Goiás.
  • Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas, PUC-Goiás
    Doutora em Educação, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás.

Downloads

Publicado

2014-03-20