O PROBLEMA LÓGICO-HISTÓRICO, APRENDIZAGEM CONCEITUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v8e0201429-44Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Matemática, Problema, Atividade de Ensino, Teoria Histórico-CulturalResumo
O artigo propõe a discussão do conceito de problema a partir da perspectiva histórico-cultural, analisando suas implicações para a educação matemática e para a formação de professores. Destaca-se a relação entre problema e necessidade, e a unidade dialética entre os aspectos lógico e histórico do conceito. Estes aspectos são analisados em uma proposta de formação docente. O movimento de aprendizagem da docência analisado resulta tanto da proposição e resolução de problemas como metodologia de formação, quanto da compreensão do próprio processo de formação docente como problema em movimento, cuja resolução visa a favorecer a apropriação de instrumentos teóricos e metodológicos que permitam a objetivação da nova atividade de ensino na práxis pedagógica.Downloads
Publicado
2014-03-20
Edição
Seção
Artigos
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