PRINCÍPIOS DA AUTOEDUCAÇÃOE FENOMENOLOGIAO EXEMPLO DEAUTODESENVOLVIMENTO DE GOETHE

Autores

  • Jonas Bach Junior Unicamp - Departamento de Filosofia da Educação

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e142014553-568

Palavras-chave:

recursion, intra-subjectivity, phenomenological education.

Resumo

Este artigo apresenta uma análisefenomenológica da autoeducação. A educação é processo de interação, diálogo eintersubjetividade. A autoeducação é processo de transformação de si mesmo(intra-ação), monólogo e intrasubjetividade. A autoeducação apresenta doisprincípios fundamentais: o da recursividade e o da unicidade. Educador eeducando são simultaneamente ativos no sujeito que se autoeduca. Cada sujeito podeter um objeto, um modo e um motivo específicos para sua autoeducação. O estudoanalisa como foi o processo de autoeducação de Goethe. A natureza era o tema desua autoeducação, uma fenomenologia instruidora dos sentidos e da cognição foio seu modo e o motivo era a busca da essência das coisas. Chega-se à conclusãode que o ponto principal do sentido da autoeducação é a criação de sentido apartir da esfera significante, que dá significado e coesão ao existir.

Biografia do Autor

  • Jonas Bach Junior, Unicamp - Departamento de Filosofia da Educação
    Pesquisador do Pós-Doutorado em Educação, do Departamento de Filosofia da Educação da Unicamp, com bolsa PNPD/Capes. Jornalista, mestre e doutor em educação.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua