EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS HISTÓRICOS: OS DISCURSOS SOBRE OS NEGROS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO BRASIL “NOSSA PÁTRIA” DE ROCHA POMBO

Autores

  • Cristina Carla Sacramento Escola Estadual Brighenti Cesare
  • Laerthe de Moraes Abreu Jr. Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v8e132014248-264

Palavras-chave:

Negros, Livros Didáticos, Educação Étnico-Racial.

Resumo

Este trabalho toma como ponto de partida a Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas Instituições de Ensino e volta-se para o início do século XX para entender como os negros eram tratados nos livros didáticos daquela época, um período em que se consolidou no país uma legislação para tais materiais escolares. No mesmo tempo, com o declínio das teorias raciais no Brasil, pretendia-se criar uma nação onde todos os brasileiros tivessem uma identidade comum. O objeto de investigação é o livro de História do Brasil “Nossa Patria: narração dos factos da História do Brasil, atraves da sua evolução com muitas gravuras explicativas”, de Rocha Pombo (1925) cuja publicação se fez muito forte na escolarização na primeira metade do século XX.

Biografia do Autor

  • Cristina Carla Sacramento, Escola Estadual Brighenti Cesare
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/2013); Especialista em Educação Empreendedora (UFSJ/2010) e Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade (2007). Atua como professora de Educação Básica na rede Estadual de Ensino de São João del-Rei.
  • Laerthe de Moraes Abreu Jr., Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
    Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

2014-06-16

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua