A música no ensino da arte: relações entre linguagens ou interdisciplinaridade?

Autores

  • Édina Regina Baumer

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e02012161-175

Palavras-chave:

Música, Disciplina de Arte, Educação Básica

Resumo

Desde a aprovação da Lei 11.769 em 2008 e a consequente alteração da LDB 9.394/96, em seu artigo 26, muitas discussões acontecem em torno das possibilidades de inserir a música na escola. Ao contatar professores de Arte e acadêmicos de licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia, muitas vezes percebem-se a polêmica e a dúvida: a música deve ser mais uma disciplina nos diversos níveis da Educação Básica? Que professor está habilitado para ensinar música? As escolas deverão contratar professores de música e adquirir instrumentos musicais para atender a lei da obrigatoriedade da música na escola? O presente trabalho mostra um pouco destas preocupações, registradas em alguns trabalhos de conclusão de curso, cujas temáticas levam a refletir sobre as hipóteses de entender o ensino da música como um trabalho de relações entre linguagens ou como um processo de interdisciplinaridade.

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Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos