REFLEXÕES SOBRE O RACISMO E ANTIRRACISMO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DECOLONIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022504-523

Keywords:

Race relations, Racism, Opposition to racism, Decoloniality

Abstract

As relações raciais no Brasil foram construídas sob a luz de teorias e ideologias que colocaram o negro como sujeito inferior. Nesse sentido, o racismo e seus derivados ainda permeiam o seio da sociedade brasileira de forma que a população negra não consegue ascender socialmente, mesmo após a abolição da escravatura. Este estudo visa analisar as relações raciais no que tange ao racismo e antirracismo na educação superior sob a perspectiva decolonial. A pesquisa se configura em um enfoque qualitativo, e a metodologia utilizada materializa-se na pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que o racismo ainda é uma realidade presente nas relações que se dão no cenário brasileiro. Contudo, vislumbra-se uma educação antirracista mais ampla e efetiva não somente no tocante aos espaços acadêmicos, bem como outros segmentos da sociedade.

Author Biographies

  • Betel Pereira De Castro, Universidade Federal do Amapá

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. E-mail: [email protected] ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9781-4454

  • Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Associada da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atual no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: [email protected]  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0807-0789

  • Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

    Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atualmente é professor no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: [email protected]   ORCID: <http://orcid.org/0000-0002-2947-5347>

Published

2022-12-19

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua