Programa marco interuniversitário para a equidade e a coesão social nas instituições de ensino superior: estudo de caso na Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul

Autores

  • Maria da Graça Nóbrega Bollmann
  • Estefania Tumenas Mello
  • Ricardo Teixeira Canarin
  • Eddy Ervin Eltermann

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e02012304-318

Palavras-chave:

Marco interuniversitário, política de equidade e coesão social, Educação Superior, Unisul.

Resumo

O presente estudo integra o Projeto Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e a Coesão Social nas Instituições de Ensino Superior financiado pela União Europeia (UE). Forma-se a concepção do sentido da universalidade a partir da particularidade (singularidade) e, neste sentido, por meio da análise qualitativa dos documentos (relatórios anuais) elaborados pela Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul, pretendemos examinar os pressupostos teórico-práticos da política de equidade e coesão social na Educação Superior concebidos nesta Instituição. A compreensão do processo aqui desenvolvido é, também, resultado do contexto histórico da Educação Superior em Santa Catarina, mostrando apontamentos para a realidade atual. Os resultados preliminares apresentam um investimento institucional, por meio de diversos tipos de bolsas, que visam a ampliar o acesso e a permanência das camadas menos favorecidas no ensino universitário.

Biografia do Autor

  • Maria da Graça Nóbrega Bollmann
    Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil. Coordena projetos de pesquisa temas no âmbito da educação superior e educação básica.
  • Estefania Tumenas Mello
    Aluna do Mestrado em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil. Professora da Unisul. Assistente de Investigação da RIAIPE3.
  • Ricardo Teixeira Canarin
    Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil. Representante do governo brasileiro, na qualidade de bolsista do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste.
  • Eddy Ervin Eltermann
    Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil. Professor na mesma instituição e nas Faculdades Integradas ASSESC. Assistente de Investigação Riaipe 3 2011.

Downloads

Publicado

2012-11-22

Edição

Seção

Artigos