A materialização de políticas de equidade e coesão social nas universidades francesas: estudo de caso da Universidade Lyon2

Autores

  • Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso
  • Jean-Claude Régnier

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v5e0201215-27

Palavras-chave:

Políticas Educativas, Globalização, Reforma Universitária

Resumo

Considerando os marcos estruturais das políticas mundiais para o Ensino Superior na Europa e o processo de reformas nas suas universidades, este artigo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre as políticas de inclusão materializadas nas universidades francesas nas últimas décadas e os seus processos de modernização. Para proceder a esta análise, nos inspiramos em discussões macroestruturais sobre os processos de reformas educativas, os quais são impulsionados pela globalização e pelo processo de regulação institucional. O foco de análise está situado nas políticas de inclusão materializadas na Universidade Lyon 2, França, para estabelecer um diálogo com as discussões gerais sobre as políticas de educação no espaço europeu.

Biografia do Autor

  • Maria Núbia Medeiros de Araújo Frutuoso
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
  • Jean-Claude Régnier
    UMR 5191 ICAR – Université de Lyon – Lyon2 jean-claude.

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Publicado

2012-11-22

Edição

Seção

Artigos