CONTRIBUIÇÕES DA P+L PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Adriana Dantas Farias UFCG
  • Henderson Ramon Dantas Medeiros UFCG
  • Lucia Santana Freitas Universidade Federal de Campina Grande -UFCG

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e12015366-391

Palavras-chave:

Produção mais Limpa, Gestão ambiental, Construção Civil

Resumo

O objetivo desse artigo foi analisar como os princípios de P+L podem ser incorporados nas etapas construtivas de um projeto do tipo “verde” da construção civil. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, tendo como base o modelo de PP+L em Edificações, desenvolvido pelo Centro Nacional de tecnologias Limpas (SENAI/RS, 2007) que viabilizou a estruturação de um roteiro de entrevista aplicado junto aos responsáveis pelo desenvolvimento do empreendimento estudado, viabilizando a coleta dos dados primários da pesquisa. Além desses dados, foram levantados dados secundários para caracterização do processo construtivo. O tratamento dos dados ocorreu de forma qualitativa através da comparação dos princípios e da metodologia da ferramenta P+L com a prática observada nas etapas do processo construtivo do empreendimento. Como principais resultados verificou-se que no caso estudado há uma preocupação com a não geração de resíduos e/ou com a minimização desses nas etapas do processo construtivo. Essas iniciativas atendem aos princípios básicos da P+L. Todavia, ações relativas à reciclagem (interna ou externa), ao reaproveitamento externo dos resíduos gerados, e, principalmente, à forma de descarte segura dos resíduos não reaproveitados na obra são neglicenciadas nesse projeto, consistindo, portanto, em oportunidades de aplicação plena da ferramenta P+L nesse e em outros projetos da construção civil para que, de fato, apresentem resultados ambientais mais significativos.

Biografia do Autor

  • Adriana Dantas Farias, UFCG
    Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Logística e de Cadeias de Suprimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: competição e cooperação em redes de empresas, ferramentas de gestão ambinetal; Logística Reversa; e Eco-inovação.
  • Lucia Santana Freitas, Universidade Federal de Campina Grande -UFCG
    Graduada em Administracão pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e doutora em Administracão pela Universidade de Valladolid (2001). Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Campina Grande. Atua nas áreas de ensino, pesquisa. Na área de ensino leciona as disciplinas Teoria das Organizações e Estratégia Empresarial na graduação, na pós-graduação, é professora colaboradora do Mestrado em Recursos Naturais, leciona a disciplina Modelos e Ferramentas de Gestão ambiental. Na área de pesquisa atua como líder do Grupo de Estudos em Estratégia e Meio Ambiente (GEEMA) e como pesquisadora no grupo de estudos Gestão, Inovação e Tecnologia /(GEGIT), nas linhas de pesquisa sobre estratégia empresarial e Modelos e Ferramentas de Gestão Ambiental. Na área administrativa já atuou Coordenadora de Pós-Graduação da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da UFCG e do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DA P+L PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. (2015). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 4(1), 366-391. https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e12015366-391

Artigos Semelhantes

1-10 de 1204

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.