EVALUACIÓN DEL MANEJO ECOLÓGICO COMO ACTIVIDAD DE EDUCACIÓN AMBIENTAL EN UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA, FORTALEZA - CE

Autores/as

  • Marcos Adelino Almeida Filho Universidade Estadual do Ceará
  • Josiany Costa de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Lucas Farias Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
  • Marina Arruda de Castro Universidade Federal do Ceará
  • Manuella Maciel Gomes Universidade Estadual do Ceará
  • Oriel Herrera Bonilla Universidade Estadual do Ceará
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022496-514

Palabras clave:

Educación Superior, Empresa Junior, Educación Ambiental, Ciencias Biológicas

Resumen

Con el objetivo de proporcionar nuevas acciones que sustituyan las novatadas universitarias comunes, el presente trabajo tuvo como objetivo analizar las actividades de novatadas ecológicas realizadas con los estudiantes del Curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas de la Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza - CE. Para ello, miembros de Harpia Empresa Júnior de Biologia da UECE realizaron dos actividades con 48 alumnos -plantación de plántulas y sendero ecológico- y al final de las mismas se les invitó a responder a un cuestionario sobre la novatada. Los resultados indican que las actividades propuestas en la novatada ecológica fueron aprobadas y bien aceptadas por los participantes (100%) y demostraron ser una importante acción de Educación Ambiental, así como de integración entre los estudiantes de primer y segundo año de la institución.

Biografía del autor/a

  • Marcos Adelino Almeida Filho, Universidade Estadual do Ceará
    Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Especializando em Planejamento e Gestão Ambiental pela UECE
  • Josiany Costa de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especializanda em Planejamento e Gestão Ambiental pela UECE, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Lucas Farias Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará
    Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais pela UECE
  • Marina Arruda de Castro, Universidade Federal do Ceará
    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, Mestranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará
  • Manuella Maciel Gomes, Universidade Estadual do Ceará
    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Especializanda em Planejamento e Gestão Ambiental pela UECE
  • Oriel Herrera Bonilla, Universidade Estadual do Ceará
    Graduado em Engenharia Florestal e Licenciatura Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre em Botânica pela UFRPE, Doutor em Ciências Naturais (Ecologia) pela Bielefeld Universität. Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) atuante no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais pela UECE
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará
    Graduada em Licenciatura e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutora em Engenharia Civil com área de concentração em Saneamento Ambiental pela UFC. Professora da UECE atuante no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Medicina, docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFIBIO

Publicado

2022-11-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

EVALUACIÓN DEL MANEJO ECOLÓGICO COMO ACTIVIDAD DE EDUCACIÓN AMBIENTAL EN UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA, FORTALEZA - CE. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(4), 496-514. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022496-514

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