URBAN GARDENS: HUMAN HEALTH, THERAPY AND SUSTAINABILITY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022459-478

Keywords:

Community gardens, Therapy, Sustainability, Human health, Well-being

Abstract

English version of abstract in font italics Urban gardens transform the environment, are able to restore biodiversity, provide more quality of life for citizens. Urban gardens are important elements that lead to urban sustainability, being beneficial to human health. Thus, the aim of this paper is to analyse the benefits of urban gardens through human health therapies in promoting sustainability. For this purpose, a bibliometric analysis was conducted from a systematic search in the Scopus database. It was identified that research arises in the following fields of knowledge: Agricultural and Biological Sciences, Environmental Sciences, Arts and Humanities, Engineering, Medicine, Social Sciences and Veterinary Sciences. The results of the present work indicate that this area still lacks more detailed studies, but, at the same time, there are many therapeutic benefits of urban gardens in relation to the quality of life of people of all ages, whether elderly, disabled or with psychological disorders.

Author Biographies

  • Marc François Richter, Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Possui Graduação em Química (1990) e Doutorado em Bioquímica (1995) pela Albert-Ludwigs Universität Freiburg (Alemanha). Realizou Pós-Doutorado no Institut Pasteur na França (1995-1997), e um segundo como pesquisador visitante do CNPq no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2000 a 2003 trabalhou junto ao Centro Integrado do Câncer (ULBRA) e a Fundação Sul-Americana para o Desenvolvimento de Drogas Anti-câncer. Atuou também como Orientador de Mestrado durante os anos 2006 a 2010 no Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA da ULBRA). Atualmente, atua como professor adjunto na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como professor adjunto (desde 2003). Atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2010 a 2014). Foi Membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento tecnológico do Estado do RS (SCIT-RS) (2012 a 2015). De 2016 a 2018 exerceu a função de Presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia. Desde março de 2018 está lecionando e atuando em projetos de pesquisa e de extensão nas áreas da Gestão Ambiental e Biotecnologia. Também é Membro do Conselho do Núcleo de Inovação Tecnológico - NITUergs. Em 2019 iniciou suas atividades como professor-orientador em 2 Mestrados profissionais: 1) Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS-Uergs); e 2) Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA-Uergs). É editor chefe do Blog REPENSE, que realiza divulgação e conscientização de assuntos ligadas a sustentabilidade.

  • Andreia de Bem Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

    Licenciada em Pedagogia, Graduada em Processos Gerenciais Mestre em Educação Científica e Tecnológica e Doutora e Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Ministério da Educação Brasil). É avaliadora Ad Hoc de Periódicos Nacionais e Internacionais. Avaliadora no programa PNLD Educação Infantil. Consultora na produção de material didático baixa visão UNESCO. Trabalha na área educacional há mais de 25 anos. Faz parte do comitê científico de revistas nacionais e internacionais . Atualmente as áreas de estudo são: inovação, inovação no setor público, empreendedorismo, cidades inteligentes, educação, educação especial e modelo pedagógico digital. Gosta de inovar na arte de pesquisar e disseminar o conhecimento.

  • Angela Guimarães, Fortgreen Comercial Agrícola S.A.

    Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Atualmente é instrutora do Centro de Desenvolvimento e aprendizagem tecnológica, instrutora da Faculdade do Grupo UNIASSELVI e coordenadora Administrativa - FORTGREEN COMERCIAL AGRICOLA S.A. Ainda é a responsável pela área Ambinetal na mesma empresa. Tem experiência na área de Gestão estratégica e na área da educação, com ênfase em Administração Educacional

Published

2022-11-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

URBAN GARDENS: HUMAN HEALTH, THERAPY AND SUSTAINABILITY. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(4), 459-478. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022459-478

Similar Articles

1-10 of 188

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)