EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTERDISCIPLINARIEDADE COMO FERRAMENTA DE ENTENDIMENTO PARA AS RELAÇÕES DE COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e32022319-332Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Sustentabilidade, Processos Econômicos.Resumo
O presente texto tem por objetivo contextualizar o tema Educação Ambiental, através de uma discussão das complexas relações entre sociedade e natureza, alicerçada em pesquisa bibliográfica. Para tanto, utilizou-se do software VOS Viewer, construtor de redes bibliométricas, sendo que a partir da análise documental, foi possível inferir algumas proposições sobre conceitos que envolvem a Educação Ambiental contextualizada a luz da interdisciplinaridade, considerando as relações de complexidade como fonte e também como chave para a resolução dos problemas ambientais. A Educação Ambiental com o objetivo de atingir a sustentabilidade, especificamente no Brasil, embora seja instituída por força de regramento jurídico, tem sua execução intimamente ligada aos processos econômicos e as demandas por bens e serviços. Conclui-se que o êxito da Educação Ambiental só será pleno quando for capaz de envolver a sociedade, e essa passar a entender a necessária concepção do meio ambiente em sua totalidade.
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