DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: O CASO DE MONDAÍ-SC

Autores

  • Kauane Andressa Flach Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina
  • Leandro Bordin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina
  • Rosiléa Garcia França Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020283-307

Palavras-chave:

Resíduos, Plano de gerenciamento, Entrevistas, Gravimetria.

Resumo

Tendo como lócus de pesquisa empírica a cidade de Mondaí/SC, o presente estudo explicita os resultados do diagnóstico dos resíduos gerados no município. Os dados primários de natureza quali-quantitativa e quantitativa foram obtidos, respectivamente, por meio de entrevistas e pesagens por gravimetria em seis segmentos de estudo: serviço de saúde, construção civil, comércio, indústria, domicílio rural e domicílio urbano. Os resultados demonstram, principalmente, o cenário de geração e destinação final dos diferentes resíduos produzidos pelos seis segmentos de estudo e as percepções dos entrevistados acerca das consequências de uma inadequada gestão. Em termos quantitativos convém dar destaque à geração per capita de 0,183 Kg/hab/dia e 0,358 Kg/hab/dia para os segmentos domiciliar rural e domiciliar urbano, respectivamente. Tais médias, consideravelmente abaixo da estimativa para municípios de pequeno porte disponibilizada pelo Sistema Nacional de Informação sobre o Saneamento (SNIS), indicam a necessidade da realização de diagnósticos locais para não resultar em equívocos no dimensionamento das soluções propostas. Para além disso, as análises possibilitam reflexões e proposições no âmbito da elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) no que se refere, principalmente, a busca por soluções consorciadas, a implantação de coleta seletiva e o estímulo à criação de cooperativas de catadores e de reciclagem de materiais.

Biografia do Autor

  • Kauane Andressa Flach, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina
    Engenheira Ambiental e Sanitarista formada na Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó/SC
  • Leandro Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG/2000), mestrado em Engenharia Civil (Construção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2003) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2018). No ensino atua em disciplinas de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) Materiais de construção, Técnicas construtivas e Estatística. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde realiza trabalhos e pesquisas sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia no contexto da educação em Engenharia.
  • Rosiléa Garcia França, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó, Santa Catarina
    Professora Adjunta III da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Diretora de Pesquisa/PROPEPG. Atua no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (campus Chapecó-SC) e é Professora Auxiliar da Coordenação Adjunta de Laboratórios do Laboratório de Resíduos Sólidos. Doutorado em Engenharia Civil (Área: Saneamento e Ambiente) pela Universidade Estadual de Campinas - 2003. Mestrado em Engenharia Oceânica (Área: Qualidade ambiental) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - 1998. Graduação em Engenharia Civil pela FURG - 1995. Orienta projetos de pesquisas e projetos de extensão na área de saneamento ambiental, principalmente em resíduos sólidos e tratamento de efluentes.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIAGNÓSTICO QUALI-QUANTITATIVO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: O CASO DE MONDAÍ-SC. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(2), 283-307. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020283-307

Artigos Semelhantes

1-10 de 1256

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.