EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO SISTÊMICA DAS BARREIRAS E OPORTUNIDADES
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020474-485Palavras-chave:
Educação Ambiental. Desenvolvimento Sustentável. Análise SWOT.Resumo
A extensa urbanização, o crescimento populacional e os fenômenos climáticos extremos são fatores que destacam a importância em promover a sustentabilidade no ambiente urbano. Neste contexto, a promoção da educação ambiental pode ser uma ferramenta de sensibilização para a temática do desenvolvimento sustentável. O objetivo deste estudo é analisar a evolução das publicações focadas na temática da “Educação Ambiental” em âmbito global e o desempenho dos países e das áreas do conhecimento ao longo das últimas cinco décadas. Para isto foi realizada uma busca na base de dados Scopus focada no tema da Educação Ambiental. Os resultados mostram que a maioria dos territórios globais possui ou possuiu pesquisas vinculadas à temática, no entanto, um alto número de publicações não significa um alto número de projetos em andamento. Em trabalhos futuros, sugere-se o levantamento de estudos de caso afim de analisar a participação efetiva de cada país para a evolução desta temática.
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