COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DO PROMOVE E AS CADEIAS DE MÓVEIS DE PARINTINS, AMAZONAS

Autores

  • Kamille Vieira Lopes Universidade Federal do Amazonas
  • Henrique dos Santos Pereira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021343-362

Palavras-chave:

Cadeias moveleiras, Políticas públicas, Desenvolvimento regional.

Resumo

Políticas públicas quem incentivam a economia solidária e sistemas produtivos locais podem resultar em ações que favorecem o desenvolvimento regional sustentável. Esta pesquisa procurou aprimorar o entendimento sobre os impactos de uma política pública baseada em compras públicas sustentáveis, o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar – PROMOVE, sobre as dinâmicas socioeconômicas e ambientais de um sistema produtivo regional, no caso as cadeias de móveis na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. Além da avaliação de indicadores de desempenho ambientais e econômicos das cadeias, foram analisados o estágio do capital social e as estruturas da rede de relações entre gestores moveleiros e agentes públicos. Os dados foram obtidos mediante observações diretas e aferições in loco do desempenho dos processos produtivos e por meio de entrevistas semiestruturada. Os resultados demonstram que relacionar o entendimento dos fatores produtivos e econômicos às análises de capital social e às políticas públicas de fomento são fundamentais para o entendimento da dinâmica de um sistema produtivo regional. O Promove favoreceu a integração dos atores moveleiros, a criação de capital social e físico. Porém, ressalta-se que são necessários maiores níveis de articulação interna e externa dos gestores das cadeias de móveis para que o grupo amadureça seu capital social.

Biografia do Autor

  • Kamille Vieira Lopes, Universidade Federal do Amazonas
    Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial com ênfase em Tecnologia de Madeira pela Universidade do Estado do Pará (2012), mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pelo Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (2016). Tem experiência na área da Engenharia Florestal com ênfase em Tecnologia de Madeira, Conservação da Biodiversidade e Manejo Madeireiro. Atuando no seguintes temas: tecnologia de madeira, indicadores de sustentabilidade, inventário florestal de parcelas permanentes e inventário florestal para manejo madeireiro, manejo florestal madeireiro e levantamento de dinâmicas socioambientais.
  • Henrique dos Santos Pereira, Universidade Federal do Amazonas
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1992) e doutorado em Ecologia - Pennsylvania State University (1999). Atualmente é professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, onde coordena o programa de pós-graduação em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia (www.ppgcasa.ufam.edu.br), professor e pesquisador conveniado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades ribeirinhas, Amazônia, manejo de recursos naturais, extrativismo e políticas de gestão ambiental.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DO PROMOVE E AS CADEIAS DE MÓVEIS DE PARINTINS, AMAZONAS. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10(1), 343-362. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021343-362

Artigos Semelhantes

1-10 de 624

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.