Avaliação do uso do rejeito gerado pelo beneficiamento da Rocha Fosfatada na Agricultura

Autores

  • Claudia Marques Peixoto
  • Jairo Afonso Henkes Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v1e1201274-122

Resumo

O processo de beneficiamento da rocha fosfatada para produção de ácido fosfórico por via úmida tem gerado muitos resíduos como o fosfogesso, cujas características químicas e físi-cas são semelhantes ao gesso natural (sulfato de cálcio dihidratado). O imenso volume de fosfogesso produzido anualmente pelas indústrias de produção de ácido fosfórico, vem me-recendo a atenção de órgãos de proteção radiológica e das agências de proteção ambiental do Brasil e do exterior. Trabalhos de  pesquisa que  visam desvendar o desenvolvimento de possíveis usos do fosfogesso, torna-se cada vez mais importante, tanto do ponto de vista econômico, como tecnológico e ambiental, uma vez que este é um resíduo abundante, de baixo custo e cujo aproveitamento evitaria o comprometimento ambiental das áreas onde este produto é armazenado. O processo mais utilizado na produção de fertilizantes fosfata-dos é aquele constituído pelo ataque da rocha fosfática com ácido sulfúrico concentrado e água. Neste caso, os principais produtos das reações químicas são o ácido fosfórico, o su-per-fosfato simples (SSP) e o super-fosfato triplo (TSP). A estocagem de grandes quantida-des de fosfogesso envolve uma série de problemas, entre os quais se destacam, a necessi-dade de dispor-se de grandes áreas para o seu armazenamento e a possibilidade, em virtu-de da sua natureza ácida, de causar impactos ao meio ambiente.  Além disso, o reaprovei-tamento contribuiria para a preservação de reservas de gesso natural, garantindo assim, um dos princípios básicos do desenvolvimento sustentável, ou seja, a preservação de recursos naturais para as gerações futuras. Este trabalho pretende contribuir para o manuseio e utili-zação segura, tanto do ponto de vista agronômico como ambiental, de um dos rejeitos, no-tadamente o fosfogesso, gerado no processo de beneficiamento da rocha fosfatada, para a agricultura por meio da investigação do papel da adubação de solos na mobilidade dos ra-dionuclídeos naturais. Pretende ainda compreender os mecanismos de transferência de radionuclídeos naturais no sistema solo/planta e avaliar se o uso do fosfogesso como corre-tivo da acidez de solos contribui para um aumento significativo da concentração de radionu-clídeos nas plantas e, conseqüentemente, para um aumento da exposição dos consumido-res à radioatividade natural.

Biografia do Autor

  • Claudia Marques Peixoto
    Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental 
  • Jairo Afonso Henkes, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Gestão Ambiental da Unisul. Mestre em Agroecossistemas. Especialista em Administração Rural. Engenheiro Agrônomo.

Downloads

Publicado

2012-05-31

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

Avaliação do uso do rejeito gerado pelo beneficiamento da Rocha Fosfatada na Agricultura. (2012). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 1(1), 74-122. https://doi.org/10.19177/rgsa.v1e1201274-122

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>