PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NO BRASIL: A CAMINHO DE UMA POLÍTICA ENERGÉTICA DE INSERÇÃO DA MATRIZ NOS MOLDES DA SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020637-662Palavras-chave:
Planejamento energético, Política energética, Energia sustentável.Resumo
O objetivo deste artigo foi apresentar a trajetória do planejamento energético no Brasil, destacando as reformas do setor energético e suas contribuições para a atual formatação da matriz energética brasileira, a partir de pesquisa bibliográfica e documental relacionada ao setor energético brasileiro. O planejamento energético de um país deve traduzir os objetivos e as diretrizes de sua política energética. No Brasil, o planejamento energético foi conduzido a partir de diferentes perspectivas que reproduziram, a cada época, os objetivos dos diferentes governos no intuito de desenvolver um setor energético seguro em termos de abastecimento interno de energia e sustentável, do ponto de vista da utilização de fontes de menor impacto ambiental. Assim, verifica-se que, nas últimas décadas, a condução da política e do planejamento energético no Brasil tem resultado na inserção de fontes de menor impacto ambiental na matriz energética, para complementação da fonte hidráulica, com o intuito de buscar um fornecimento de energia seguro, justo, acessível e mais sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.