PRODUÇÃO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO PROCESSO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019468-488

Palavras-chave:

meio ambiente, holística, interdisciplinar, saúde, socioambiental.

Resumo

Percebe-se que muitas plantas de uso medicinal estão sendo erradicadas e não são replantadas e, desta forma, muitas espécies estão sendo dizimadas do meio ambiente. Propõe-se uma pesquisa com intervenção em uma instituição educacional urbana, envolvendo os alunos, pais, professores e funcionários do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, situado em Cajazeiras VII, Salvador-Bahia, com o cultivo das plantas medicinais como processo pedagógico de educação ambiental. Entende-se compreensão educacional à de compromisso com o planejamento socioambiental para: cultivar, manipular e beneficiar o meio ambiente com plantas medicinais a partir de espécies endêmicas do bioma mata atlântica. Dentro de uma visão holística e utilizando a interdisciplinaridade, tem-se por objetivo nesta pesquisa, a compreensão de atitudes do homem com a natureza no cotidiano para chegar a mudanças de atitudes. Além da pesquisa com o cotidiano escolar, uma pesquisa bibliográfica sistemática atualizará o conhecimento das propriedades terapêuticas das plantas cultivadas e, associada à intervenção, experienciar compromisso pessoal e social percebendo a natureza como fonte de saúde.

Palavras-chave: meio ambiente, holística, interdisciplinar, saúde, socioambiental.

Biografia do Autor

Adalgisa Dorotéa Sales, UCSAL - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR -BAHIA

Mestranda em Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Docente da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Graduada no Curso de Filosofia pela UCSAL. Pós-graduada em Acupuntura pelo INCISA/IMAM-MG. Pós-graduada em Metodologia para Educação Profissional pela UNEB

Cristina Maria Macedo de Alencar, UCSAL

Profa. Dra. Economista, mestre em Desenvolvimento Agrícola, PHd em Ciências Sociais do Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Docente permanente do PPG Planejamento Ambiental e PPG Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social.  UCSAL. E-mail: cristina.alencar@pro.ucsal.br

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Artigos