PRODUÇÃO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO PROCESSO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019468-488Palavras-chave:
meio ambiente, holística, interdisciplinar, saúde, socioambiental.Resumo
Percebe-se que muitas plantas de uso medicinal estão sendo erradicadas e não são replantadas e, desta forma, muitas espécies estão sendo dizimadas do meio ambiente. Propõe-se uma pesquisa com intervenção em uma instituição educacional urbana, envolvendo os alunos, pais, professores e funcionários do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, situado em Cajazeiras VII, Salvador-Bahia, com o cultivo das plantas medicinais como processo pedagógico de educação ambiental. Entende-se compreensão educacional à de compromisso com o planejamento socioambiental para: cultivar, manipular e beneficiar o meio ambiente com plantas medicinais a partir de espécies endêmicas do bioma mata atlântica. Dentro de uma visão holística e utilizando a interdisciplinaridade, tem-se por objetivo nesta pesquisa, a compreensão de atitudes do homem com a natureza no cotidiano para chegar a mudanças de atitudes. Além da pesquisa com o cotidiano escolar, uma pesquisa bibliográfica sistemática atualizará o conhecimento das propriedades terapêuticas das plantas cultivadas e, associada à intervenção, experienciar compromisso pessoal e social percebendo a natureza como fonte de saúde.
Palavras-chave: meio ambiente, holística, interdisciplinar, saúde, socioambiental.
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