ARBORIZAÇÃO X EA NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE CANTO DO BURITI - PI: ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA NA VISÃO DOCENTE E DISCENTE
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e1201999-126Palavras-chave:
Escolas Estaduais, arborização escolar, Educação Ambiental.Resumo
A arborização em escolas é de fundamental importância tanto para proporcionar melhorias no ambiente de estudo, quanto para conscientizar os alunos da importância da preservação ambiental. O presente trabalho propôs levantar quali-quantitativamente a arborização das escolas estaduais no município de Canto do Buriti–PI, bem como avaliar o conhecimento que os estudantes e professores têm a respeito da arborização escolar, analisando ainda o grau de conhecimento dos mesmos sobre Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e de campo, sobre informações do objeto de estudo. Os alunos e professores das escolas responderam a um questionário semi-estruturado, contendo algumas indagações. Em seguida foram identificadas as árvores presentes em cada escola. Constatamos que a vegetação das escolas é composta por 23 indivíduos, as espécies identificadas ficaram distribuídas em 6 famílias, 6 gêneros e 6 espécies. Nesta pesquisa, grande parte dos alunos das escolas mostra não ter conhecimento satisfatório em relação à Arborização Escolar e Educação Ambiental, embora um pequeno número de adolescentes evidencie, de forma significativa, um bom nível de conhecimento. Desta maneira, faz-se indispensável à implantação de medidas educativas como campanhas de conscientização Ambiental, bem como, perspectivas de realização de medidas interventivas de divulgação, como palestras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.