ARBORIZAÇÃO X EA NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE CANTO DO BURITI - PI: ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA NA VISÃO DOCENTE E DISCENTE

Autores

  • Lorran André Moraes UEMA
  • Nívea Maria Macedo de Aguiar Professora do Estado do Piauí
  • Maria de Fátima Veras UESPI
  • Leilson Alves dos santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e1201999-126

Palavras-chave:

Escolas Estaduais, arborização escolar, Educação Ambiental.

Resumo

A arborização em escolas é de fundamental importância tanto para proporcionar melhorias no ambiente de estudo, quanto para conscientizar os alunos da importância da preservação ambiental. O presente trabalho propôs levantar quali-quantitativamente a arborização das escolas estaduais no município de Canto do Buriti–PI, bem como avaliar o conhecimento que os estudantes e professores têm a respeito da arborização escolar, analisando ainda o grau de conhecimento dos mesmos sobre Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e de campo, sobre informações do objeto de estudo. Os alunos e professores das escolas responderam a um questionário semi-estruturado, contendo algumas indagações. Em seguida foram identificadas as árvores presentes em cada escola. Constatamos que a vegetação das escolas é composta por 23 indivíduos, as espécies identificadas ficaram distribuídas em 6 famílias, 6 gêneros e 6 espécies. Nesta pesquisa, grande parte dos alunos das escolas mostra não ter conhecimento satisfatório em relação à Arborização Escolar e Educação Ambiental, embora um pequeno número de adolescentes evidencie, de forma significativa, um bom nível de conhecimento. Desta maneira, faz-se indispensável à implantação de medidas educativas como campanhas de conscientização Ambiental, bem como, perspectivas de realização de medidas interventivas de divulgação, como palestras.

 

Biografia do Autor

  • Lorran André Moraes, UEMA
    Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento -UFPI. Mestre em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - UEMA. Bi - graduado em Ciências Biológicas UFPI, Universidade Federal do Piauí / UESPI, Universidade Estadual do Piauí. Mestrando em Biodiversidade, Meio Ambiente e Saúde - (CESC/UEMA). Especialista em Gestão Ambiental - (UESPI). Especialista em Educação Ambiental - (UESPI). Especialista em Biodiversidade e Conservação - (UESPI). Especialista em Gestão, Supervisão e Docência do Ensino Superior - (FAEME). Membro do grupo de Pesquisa - NUPEMAP - Núcleo de Pesquisa em Meio Ambiente e Paisagismo - (UESPI). E-mail - [email protected]
  • Nívea Maria Macedo de Aguiar, Professora do Estado do Piauí
    Licenciada em Ciências Biológicas -UESPI. Pós-graduada em Gestão e Educação Ambiental -UESPI.  Professora da Secretaria de Estado do Piauí.
  • Maria de Fátima Veras, UESPI
    Bióloga. Dr. em Geografia. Professora assistente IV da Universidade Estadual do Piauí -UESPI
  • Leilson Alves dos santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
    Geógrafo docente, especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais IGC-UFMG. Professor do curso de Geografia da UEMA. [email protected]

Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARBORIZAÇÃO X EA NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE CANTO DO BURITI - PI: ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA NA VISÃO DOCENTE E DISCENTE. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(1), 99-126. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e1201999-126

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