CONTAMINAÇÃO DO SOLO POR Cu, Cr, Pb E Zn NO ENTORNO DO PORTO DE PARANAGUÁ, PARANÁ.

Autores

  • Danilo Martins Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Everson Da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Wanderlei do Amaral Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019265-289

Palavras-chave:

Elementos traço, Solo, Porto, Paranaguá, Contaminação

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo acerca da concentração dos elementos traço Cu, Cr, Pb e Zn, no solo, em diferentes pontos da área portuária do Porto de Dom Pedro II, em Paranaguá - Brasil, destacando-se o potencial de contaminação que os residentes locais estão sujeitos à exposição. Os locais de amostragem foram definidos com base nas diferenças entre as dinâmicas locais, a influência da micro bacia do Canal das Marés e o processo de ocupação do espaço. Após tratamento físico, as amostras foram submetidos à digestão ácida com, HNO3 e HCl concentrados e H2O2 à 30% v/v, de acordo com a metodologia US.EPA 3050b. Após esse procedimento, os analitos foram lidos em equipamento de Espectrofotometria de Absorção Atômica por Chama. Para medição do pH, utilizou-se CaCl2 à 0,01M, na relação solo/solução 1:2,5. Com base nos limites de concentração de elementos traço no solo estabelecidos na Resolução Nº 420/09 do CONAMA e pela Decisão de Diretoria Nº 045/14 da CETESB, e, em comparação com a unidade de Testemunha, observou-se que, em determinadas épocas do ano, houve a variação da concentração de elementos traços no solo mas, de uma forma geral, pode-se dizer que os blocos analisados apresentam altas concentrações dos elementos Cu, Cr, Pb e Zn. Conclui-se que há contaminação e este estudo, serve como parâmetro indicador para novas pesquisas sobre os níveis de contaminação em decorrência da atividade portuária.

Biografia do Autor

  • Danilo Martins, Universidade Federal do Paraná
    Graduado em Tecnologia em Agroecologia, Especialista em Educação Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável.
  • Luiz Everson Da Silva, Universidade Federal do Paraná
    Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestrado em Química pela mesma Universidade (2003), fez parte de sua tese de Doutorado com bolsa do DAAD na Technische Universität Darmstadt na Alemanha (2005-2006) na síntese de N-heterociclos de interesse no tratamento da doença de Alzheimer e concluiu a tese de Doutorado em Química na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química como professor no Ensino Médio e Superior. É Professor Associado na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral nos cursos de Licenciatura em Ciências. Atua na área de Química na perspectiva da sustentabilidade, com foco nos seguintes temas: bioprospecção, gestão de resíduos, educação cientifica, ensino de ciências, etnofarmacobotânica. É coordenador de gestão do PIBID - UFPR. Atua também na investigação de impactos antrópicos nos ecossistemas do Litoral do Paraná. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR. (Texto informado pelo autor)
  • Wanderlei do Amaral, Universidade Federal do Paraná
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Biológica e da Saúde Dr. Bezerra de Menezes (1999) especialização em Ecoturismo pelo Instituto Brasileiro de Pós graduação e extensão - IBPEX (2000), especialização em Fitoterapia pelo Centro de pós-graduação e Extensão - CPGEX das FIES (2010) e mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006), Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (2015), Pós-doutor em Ciências Ambientais pelo Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR (2015 a 2017) . Atuou como Diretor Presidente do Instituto Biointegral de 2009 a 2014. Foi professor e pesquisador das Faculdades Integradas Espírita (2000 a 2014), Coordenador do curso de pós graduação em Fitoterapia do CPGEX- Centro de Pós Graduação e Extensão (2003 a 2013), Coordenador Horto Orgânico de Plantas Medicinais das Faculdades Integradas Espírita (1995 a 2014), Pesquisador do Herbário HFIE - FIES (1995 a 2014), Diretor de Planejamento das FIES (2009 a 2010), Coordenador do curso superior Sequencial em Naturoterapia (2006 a 2009). Tem experiência nas áreas de Botânica, Etnobotânica, Ecologia, Fitotecnia, Agroecologia e Saúde Integral, atuando principalmente nos seguintes temas: naturoterapia, terapias Complementares e Integrativas, agricultura orgânica, Biointegração, Ecoturismo, fitotecnia, plantas medicinais e aromáticas, óleo essencial. Gestor educacional, Consultor, pesquisador e educador nas áreas de Meio Ambiente, Agroecologia e Saúde Integral. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTAMINAÇÃO DO SOLO POR Cu, Cr, Pb E Zn NO ENTORNO DO PORTO DE PARANAGUÁ, PARANÁ. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(1), 265-289. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019265-289

Artigos Semelhantes

1-10 de 260

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.