ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO E DA PÓS-IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DE UMA PEQUENA EMPRESA NO VALE DO RIO DOS SINOS

Autores

  • Márcio Hisayuki Sasamori Feevale
  • Vanessa Theis Feevale
  • Dusan Schreiber Feevale

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016112-131

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Legislação Ambiental, Melhoria operacional.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a implantação e a pós-implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa de pequeno porte, localizadas na região do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul.  O estudo emprega técnicas que abrange a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e o estudo de caso único, sendo a coleta de dados através da entrevista semi-estruturada, da análise de dados documentais e da observação direta na planta industrial. A entrevista foi realizada com o diretor da organização, sendo a entrevista reescrita em formato de narrativa, na forma de um texto coeso. A empresa implantou o sistema de gestão ambiental no ano de 2012, motivada pela adequação à legislação ambiental e ao mesmo tempo a antecipação de novas leis ambientais. A principal dificuldade, apontada pelo empresário, para a implantação do SGA foi à comunicação entre os órgãos públicos contatados durante o processo. Além do resultado positivo em relação ao treinamento dos colaboradores, onde proporcionou atitudes proativas entre si, a empresa relatou uma significativa redução de custos de água e energia elétrica. O estudo oferece importantes contribuições acerca da implantação da gestão ambiental nas organizações.

Biografia do Autor

Márcio Hisayuki Sasamori, Feevale

Possui graduação em Ciências Biológicas da Universidade Feevale (2013). Atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental. E-mail: 

Vanessa Theis, Feevale

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale. Mestre em Qualidade Ambiental e Bacharela em Administração de Empresas. 

Dusan Schreiber, Feevale

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental e graduação em Administração da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos