PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM ESCOLAS TÉCNICAS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020880-897Palavras-chave:
Responsabilidade Socioambiental. Escolas Técnicas. Ações Socioambientais. Pensamento Sustentável.Resumo
Este estudo tem o objetivo de identificar quais práticas socioambientais são, atualmente, desenvolvidas em três escolas técnicas da região do Vale do Sinos no Rio Grande do Sul, e analisar o grau de conhecimento dos alunos sobre o assunto. Percebe-se que as organizações têm sofrido pressão para que adotem ações alinhadas à gestão socioambiental. Nesta perspectiva a divulgação das boas práticas sustentáveis é considerada essencial para evidenciar o crescente comprometimento das organizações com o desenvolvimento sustentável. No contexto organizacional, à luz do potencial das instituições de ensino de conscientizar e disseminar as práticas sustentáveis e observando a facilidade com que os alunos dos cursos técnicos se inserem no mercado de trabalho ressalta-se a relevância do tema proposto. A pesquisa aprofundou seu embasamento teórico nos conceitos de desenvolvimento sustentável, práticas socioambientais e escolas técnicas. Com o intuito de atingir o objetivo do estudo os pesquisadores adotaram uma metodologia de caráter descritivo e bibliográfico, com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo utilizados como instrumentos da coleta de dados: entrevistas, questionários, levantamento documental, observação não participante. O estudo evidenciou que as escolas técnicas praticam ações socioambientais, entretanto grande parte dos alunos tem conhecimento limitado sobre essas ações adotadas dentro do ambiente escolar.
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