A INFLUÊNCIA DO PERFIL PROFISSIONAL DE GESTORES NA OCORRÊNCIA DE INOVAÇÕES NA ÁREA AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO PORTO DO RIO GRANDE

Autores

  • Cristiane Gularte Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Patrízia Raggi Abdallah Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e22017455-477

Palavras-chave:

inovações, gestão ambiental, perfil profissional

Resumo

Este estudo teve como objeto de pesquisa o Porto do Rio Grande, sendo este o porto de mar mais meridional do Brasil. No Porto do Rio Grande existe um setor específico, denominado Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (DMASS), que atua com profissionais preparados e qualificados para realizar monitoramentos constantes, desenvolver projetos e atender as questões ambientais pertinentes à gestão ambiental do porto como um todo. Assim, para entender como as ações dos gestores podem interferir no surgimento de inovações, definiu-se como objetivo de pesquisa averiguar quais dados de identificação do perfil profissional dos gestores que influenciaram nas inovações, que ocorreram no Porto do Rio Grande no período de 2010 a 2012. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de caso, com uma abordagem quantitativa, utilizando-se o coeficiente de correlação rho de Spearman (rs), onde cada variável do perfil profissional dos gestores foi testada, em relação ao número de inovações de cada setor, utilizando o Software Stata 12. Concluiu-se que entre as variáveis do perfil profissional analisadas, destaca-se a relação vínculo empregatício e a formação acadêmica, que apresentaram uma correlação significativa com o número de inovações identificadas na população.

Biografia do Autor

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1995). Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Portuária e Ambiental.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS e Professor da Universidade Feevale, FEEVALE.

Patrízia Raggi Abdallah, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1987), com Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1990), Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1999) e Pós-Doutorado no Fisheries Economic Research Unit - Fisheries Centre - University of British Columbia, Canada (2006). Coordena projetos de pesquisa interdisciplinares, de dimensão Nacional e Internacional. Coordenação de Projetos Interdisciplinares: (i) Climate change, oceanographic variability and the artisanal fisheries in the SW Atlantic: a Human Dimension program in CRN2076 - IAI (www.sacc-hd.furg.br), 2009-2012; (ii) Projeto Safra da Anchoita - A safra da anchoita (Engraulis anchoita) no sul do Brasil, implicações na captura e alternativas ao beneficiamento, comercialização e colocação dos produtos no mercado institucional brasileiro , CNPq Dez/2009-2012 e Convênio FAURG MPA 2009-2012; Atualmente coordena projeto CAPES-Pró-Integração/Projeto Interdisciplinar e Institucional - "Polo Naval e Offshore e seu impacto no desenvolvimento regional dos municípios costeiros do extremo Sul do RS, em parceria com a UFRGS e PUC/RS; É responsável pela Rede Temática "Uso e Conservação da Biodiversidade Costeira e Marinha, Subsídios à Formulação de Política Pública para o Mar", do Programa INCT-Mar/COI. É professora associada nível IV da Universidade Federal do Rio Grande (ICEAC/FURG), do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada - Economia do Mar (PPGE_Mar/FURG), ministra aulas nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas e Oceanologia (FURG) e Pós-Graduação em Gestão Costeira Integrada (PPGC_FURG/Mestrado) e Ecologia Pesqueira (Mestrado e Doutorado UFPA). Desenvolve pesquisa na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, Economia Ambiental Costeira, Análise Econômica, Economia Pesqueira, Política Pública, Mudanças Globais e Efeito Sobre Ecossistemas Costeiros.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; e NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Geral e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração dos fluxos de caixa, contabilidade pública, transparência, tecnologias da informação e comunicação na educação, pesquisa em contabilidade e organizações do terceiro setor.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Estudos de Caso