TEMÁTICAS AMBIENTAIS ABORDADAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO MULTICASOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DECAXIAS DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e12015242-261Palavras-chave:
Temáticas Ambientais, Ensino de Administração, Instituições de Ensino Superior, Caxias do Sul.Resumo
O foco de atuação das empresas, antes concentrado apenas nos aspectos econômicos, começa também a envolver aspectos ambientais e sociais, forçando uma reestruturação organizacional para fazer frente a este novo cenário. A educação ambiental surge como uma importante ferramenta, aumentando a capacidade dos profissionais e empresas de adaptar-se a estas demandas. Este estudo teve como objetivo verificar como as temáticas ambientais são abordadas nos cursos de graduação em Administração de empresas em Caxias do Sul, através de um estudo de caso múltiplo envolvendo dez Instituições de Ensino Superior (IES). Os resultados mostraram que 60% das IES estudadas abordam temáticas ambientais nos cursos de graduação em Administração, sendo que a carga horária de 83,33% destas disciplinas é igual ou superior às 72h e, em sua maioria, são oferecidas à partir do sexto semestre de curso. Em relação aos assuntos abordados, a sustentabilidade e a responsabilidade social são comuns a todos planos de ensino analisados, seguidos pela ISO 14001 e pela produção mais limpa que aparecem em 66,67% deles. No que diz respeito à coerência entre identidade organizacional e as disciplinas oferecidas, 30% das IES definem sustentabilidade, cidadania, ética ou responsabilidade social em seus valores, mas não refletem isso na sua estrutura curricular.
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