EXPLORANDO JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e52023e20167Palavras-chave:
Design para a sustentabilidade, Educação ambiental, Jogos educativos, Revisão sistemática da literaturaResumo
Objetivo: compreender os formatos e ferramentas utilizados no desenvolvimento de jogos educacionais sobre sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs) através de uma revisão sistemática de literatura.
Método: utilizou-se o método Systematic Search Flow (SSF) para a construção da revisão de forma detalhada.
Resultados e conclusão: a pesquisa resultou na análise de nove artigos, publicados entre 2017 e 2022 em seis países, abordando tanto as ODSs de forma ampla quanto focando em objetivos específicos. Os jogos e estratégias descritos variaram em formato, ambientação, métodos, público-alvo e formas de avaliação dos resultados. Concluiu-se que os jogos educativos sobre os ODSs são uma estratégia eficaz de ensino e aprendizagem, com diversas possibilidades de abordagem e impactos.
Implicações da pesquisa: Os resultados apresentados contribuem com informações para guiar a criação de novos jogos e pesquisas relacionadas à temática.
Originalidade/valor: A educação é considerada uma competência chave para se alcançar os ODSs. Junto a isso, os jogos são considerados abordagens eficientes no contexto de ensino. Percebe-se que há pouca produção relacionada à temática do desenvolvimento de jogos não virtuais para o ensino dos ODSs, assim este artigo traz informações relacionadas ao tema.
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